segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A árvore em arte fractal



Arte fractal de Vicky Brago-Mitchell

O que é arte fractal

Escrito por Daniel Oliveira em 11 de junho de 2009

Expressiva, criativa e complexa é tudo o que a arte fractal é. Fractais são funções matemáticas, formas ou conjuntos caracterizados pela auto-semelhança, que são posteriormente transformados em imagens, animações ou música.

O conceituado artista fractal Kerry Mitchell publicou em 1999 um texto sobre o que ele entendia por arte fractal, dizendo-nos o seguinte:

“Fractal Art is a genre concerned with fractals—shapes or sets characterized by self affinity (small portions of the image resemble the overall shape) and an infinite amount of detail, at all scales. Fractals are typically created on a digital computer, using an iterative numerical process.” (A Arte Fractal é um gênero relacionado aos fractais - formas ou conjuntos caracterizados pela auto-semelhança (pequenas partes da imagem são semelhantes à imagem inteira) e por uma infinita quantidade de detalhes, em todas as escalas. Fractais são tipicamente criados em computadores digitais através de um processo numérico interativo.)

É uma arte muito diversificada, pelo que hoje em dia já a vemos fora do seu ambiente natural, os computadores. Cada vez mais pintores e outros artistas plásticos se envolvem nesta arte em crescimento.

Fonte www.sobredotado.com

As árvores de Patricia Van Lubeck



Patricia Van Lubech é uma artista holandesa contemporânea. (1965)

A árvore vermelha de Mondrian


Pieter Cornelis Mondrian foi um importante pintor modernista holandês. Nasceu na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944. Mondrian é o fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo.

A árvore cubista de Braque (1862-1963)



O pintor francês Georges Braque criou com Picasso o movimento cubista, que revolucionou a pintura no século XX.

A árvore de Van Gogh (1853-1890)



A árvore de Van Gogh expressa toda a turbulência de alma do extraordinário pintor holandês. É uma árvore que revela em si toda uma tormenta, angústia, desespero.

Gustav Klimt- A árvore da vida


Gustav Klimt foi um pintor austríaco, 1862-1918 - Simbolismo/Art Nouveau. Um dos maiores nomes da pintura do final do século XIX e início do século XX.